by Roberto M.
A comunicação verbal (linguagem falada ou escrita) fundamenta-se no uso de palavras. Essas palavras, estruturando-se em frases ou cadeias de palavras, em uma sequência lógica, constroem o sentido do texto.
Ao organizarem-se, no texto, elas adquirem significações específicas, nomeando seres, indicando suas características, sua quantidade, sua qualidade, seu estado, etc.
De acordo com essas significações e com a forma, a função e o sentido que exercem nos enunciados, os vocábulos da língua portuguesa agrupam-se nas chamadas classes de palavras ou classes gramaticais.
Hoje vamos definir duas dessas classes, o substantivo e o adjetivo, e mostrar suas diferenças.
SUBSTANTIVO
Como tudo que existe é ser e a cada ser devemos dar um nome, dizemos que substantivo é a palavra que usamos para nomear os seres, ou seja, substantivo é a classe de palavras usadas para dar nome aos seres, às coisas e às ideias.
Exemplos: carro, vento, amor, vida, beleza
ADJETIVO
Adjetivo é a palavra que modifica e caracteriza um determinado substantivo, atribuindo-lhe um estado, qualidade, etc. Os adjetivos também se referem aos seres.
Exemplos: vermelho, bonito, triste
DIFERENÇA ENTRE SUBSTANTIVO E ADJETIVO
Tanto os substantivos como os adjetivos se referem aos seres. Assim, podemos dizer que a distinção entre substantivo e adjetivo não é semântica (de significado), mas sim funcional (de função).
Se a palavra estiver designando, nomeando o ser, será substantivo. Se ela estiver caracterizando, modificando as qualidades do ser, será adjetivo.
Por exemplo, se tomarmos, isoladamente, as palavras “italiano” e “enfermo”, como classificá-las? Elas tanto podem ser substantivos como adjetivos.
Só poderemos classificá-las se analisarmos a função que exercem dentro de um determinado contexto.
Então vejamos:
- Se dissermos “italiano enfermo”, teremos a palavra “italiano” designando o ser (portanto, um substantivo) e “enfermo” modificando o estado desse substantivo (logo, um adjetivo).
- Se dissermos “enfermo italiano”, a situação se inverte. A palavra “enfermo” estará designando o ser (portanto, substantivo) e “italiano” estará modificando a qualidade do substantivo (logo, adjetivo).
Artigos Recomendados:
- Crase: Saiba tudo sobre ela. Acabe com suas dúvidas.
- Cumprimento e Comprimento. Troca-se o “u” pelo “o” e muda-se tudo.
- Verbo Haver. Como fazer a concordância verbal nas várias situações.
- O Triplo assassinato cometido por um redator: duas pessoas e uma língua.
- Nada a ver, nada haver, nada a haver ou nadavê. Qual é o correto?
- A flexão de gênero dos adjetivos:Uniformes e Biformes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!