O que é Jukebox?
Segundo a Wikipédia, era uma máquina que tocava músicas. Era operada por moedas. O ouvinte colocava uma moeda e escolhia uma das músicas listadas em seu catálogo. Era muito comum nos bares e restaurantes.
Quantos casais de namorados não evoluíram em seu romance ao som de uma música tocada no jukebox do restaurante freqüentado.
O cavalheiro descobria a música preferida de sua dama, levantava-se da mesa, ia até a máquina, colocava uma moedinha e escolhia a música. Ao voltar à mesa, a canção da amada já estava tocando. O galanteio já estava feito.
Esse tipo de “máquina de música” tem sua história desde o final do século XIX e vem sempre prosperando tecnologicamente.
No começo, a alimentação musical dessas máquinas era através dos discos de acetato de 78 rpm e depois passou para os discos de vinil 33 ½ rpm.
Com o passar dos anos, a tecnologia avançou. O vinil foi trocado pelo CD.
Hoje em dia, já não existem os discos. Com o advento do MP3 as máquinas se tornaram totalmente digitais. São operadas por softwares. Autênticos computadores com milhares de músicas para escolher.
As velhas máquinas de moedinhas já fazem parte da história. A tecnologia avançou muito, mas o conceito continua o mesmo.
Você tem saudades de tudo isso? Você nunca se utilizou de uma máquina dessas? Que tal relembrar ou experimentar uma agora?
Encontrei por acaso um site que é um verdadeiro Jukebox. Recuperaram 60 anos de música (de 1940 a 1999) e catalogaram das mais diversas maneiras.
Vou colocar, aqui, um painel, onde você poderá clicar em um ano qualquer e ouvir os grandes “hits” desse ano.
Você ouvirá uma seqüência de músicas muito bacana. São, em média, 20 músicas a cada ano.
Você sabe quais eram os sucessos internacionais no ano em que nasceu?
Curta. Duvido que vá cansar de ouvir. Deixe a jukebox tocando e volte a navegar pelo meu blog.
Imagem: cortesia de Phil em FreedigitalPhotos.net.
Artigos Recomendados:
- Vigilante Rodoviário. O primeiro herói brasileiro da televisão.
- Batedeira manual antiga. Pré-história dos aparelhos elétricos portáteis da cozinha.
- Relembrando Pelé no Paulistão de 1961: XV de Piracicaba 2 x 7 Santos.
- Óculos: uma visão diferente.
- Como surgiu e quem inventou a Caneta Esferográfica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!