by Roberto M.
A Avenida Paulista é um dos principais logradouros da cidade de São Paulo, capital do Estado de mesmo nome. Localizada no espigão central da metrópole, é o maior centro financeiro da cidade.
Além de um grandioso polo econômico, com sedes de empresas, consulados, bancos, hotéis e hospitais, em dezenas de imensos prédios de concreto armado, a Avenida Paulista é também um excelente centro cultural e de entretenimento com várias escolas, teatros e museus.
Movimentam-se diariamente pela Avenida Paulista milhares e milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e, porque não dizer, do mundo.
Movimentam-se diariamente pela Avenida Paulista milhares e milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e, porque não dizer, do mundo.
Exatamente no meio de todo esse alvoroço, às vezes passando até desapercebido, localiza-se o Parque Tenente Siqueira Campos, chamado pela população paulistana de Parque Trianon.
O Parque Trianon constitui-se em um importante espaço verde, incrustado no centro de uma das avenidas mais movimentadas do Brasil e, quiçá, do mundo.
Com uma área de 48 600 m2, o parque divide-se em duas partes, que são unidas por uma ponte sobre outra movimentada rua da capital paulista, a Alameda Santos. É a única reserva remanescente da Mata Atlântica da região.
O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, foi inaugurado em 3 de abril de 1892, com o nome de Parque Villon em homenagem ao seu paisagista (o francês Paul Villon), que se inspirou no estilo dos jardins ingleses para projetá-lo.
Durante sua existência, o parque recebeu vários nomes.
Nos documentos oficiais antigos era chamado de Bosque da Avenida Paulista, mas popularmente passou a ser conhecido como Trianon devido ao nome de um salão de danças e um belvedere que existiam em frente ao parque. Em 1931 recebeu o atual nome em homenagem a um oficial do exército (Antonio de Siqueira Campos, um dos heróis da Revolta Tenentista).
Chegou a ser, por muito tempo, numa época em que a região era considerada afastada do centro da cidade, ponto de encontro da elite Paulistana, que aos domingos o visitava em busca de tranquilidade.
Em 1968, a partir de um projeto do paisagista Burle Marx, o parque passou por intervenções significativas e em 1981 foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado de São Paulo (Condephaat).
Passeando pelo Parque Trianon, o turista pode encontrar várias espécies nativas da Mata Atlântica, tais como: pau-brasil, pau-ferro, jequitibá, jatobá, embaúba, castanha do maranhão, paineira, canela, sapucaia, sibipiruna, guapuruvu, araribá, eritrina, quaresmeira, manacá da serra, juçara, jerivá e chichá.
Há também várias espécies exóticas, provenientes de outros países: figueira, espadótea, chorão, tamareira, palmeira-leque, arecabambu, seafórtia, falsa-seringueira, abacateiro, mangueira, entre outras. Sem contar, as mudas de café, plantadas em homenagem aos barões do café que residiam na região.
Não é de se estranhar, que essa variada vegetação atraia as mais diferentes espécies de pássaros. Em um passeio pelo parque, não é difícil topar com: gavião carijó, urubu-cabeça-preta, quiriri, periquito-rico, alma-de-gato, João-de-barro, bem-te-vi, canário-sapé, cambacica, saíra-amarela, sabiá-barranca, sabiá-ferreiro e andorinha.
Algumas espécies de morcegos também são encontradas por lá: morcego-das-listras-brancas-na-cabeça, morcego-beija-flor, morcego-de-cauda-livre, morcego-de-rabo-cabeludo e o morcego-grisalho.
Em meio a tudo isso, pode-se encontrar, ainda, algumas obras artísticas, tais como a obra Fauno, de Victor Brecheret, esculpida em granito, em 1924 e a obra Aretusa, de Francisco Leopoldo da Silva, esculpida em mármore, em 1920.
Endereço Oficial do Parque: Rua Peixoto Gomide, n° 949
Bairro: Cerqueira Cesar
Telefone: (11) 3289 - 2160
Horário de Funcionamento: 6h às 18h - todos os dias - Acesso Livre.
Bibliografia: Parque Trianon – Folder Roteiro - Trilhas Urbanas.
Boa noite,
ResponderExcluirNossa eu adoro esse parque já tirei cochilos longos embaixo de suas árvores e fiz caminhadas em uma paz, que parece que estamos fora de São Paulo, fico maravilhada como há algo tão precioso dentre todo este concreto.
Tenha uma ótima noite.