by Roberto M.
O que é superfície terrestre? O que é litosfera? Onde fica a hidrosfera? O que é atmosfera? Qual o conceito de biosfera?
O ser humano vive em um astro do universo, definido por suas características como um planeta. Esse astro está localizado no sistema solar e é chamado de Terra. Entretanto, o homem ocupa apenas uma parte desse planeta: a sua superfície. No centro da terra, no fundo do mar, não há condições para o homem viver.
Todas as representações cartográficas (os mapas) que conhecemos, na verdade, não representam o planeta inteiro, mas sim, apenas onde vive o homem, o espaço geográfico, ou seja, o espaço ou ambiente que a humanidade ocupa e transforma continuamente, a superfície terrestre.
Construindo edifícios, pontes, túneis e estradas, cortando árvores, formando cidades e campos de cultivo, é na superfície da Terra, no seu espaço geográfico, que o homem transforma a natureza e modifica constantemente o espaço onde vive.
Podemos definir a superfície terrestre como sendo a camada sólida mais externa da Terra, que representa o ponto de contato de três importantes camadas ou esferas do planeta (a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera), além de incluir a biosfera, a chamada esfera da vida.
Vamos a uma noção de cada uma dessas esferas:
LITOSFERA
É a porção sólida da Terra, constituída por rochas e minerais. A litosfera é representada pelas terras emersas (continentes e ilhas) e também pelo fundo ou assoalho dos mares e oceanos.
Também chamada de crosta terrestre, a litosfera tem uma profundidade que varia de 5 a 70 km. É a única porção do globo que o homem conhece diretamente.
A superfície terrestre não abrange toda a litosfera, mas somente a parte que vai no máximo até 10 km de profundidade. Essa espessura sólida é a que mais interessa ao homem, pois é aí que são buscadas as riquezas do subsolo; minérios e petróleo, por exemplo.
Além dessa profundidade, o homem pouco conhece.
HIDROSFERA
É a parte líquida da Terra, constituída pelos oceanos, mares, rios, lagos, água subterrânea.
A porção da hidrosfera que mais interessa ao homem e que, portanto, faz parte da superfície terrestre é a que vai no máximo até 1 km de profundidade.
É dessa parte da hidrosfera que são extraídos os alimentos (peixes e crustáceos) e a água para a nossa sobrevivência.
Sobre essa camada superficial de liquido é que navegam as embarcações, até mesmo os submarinos, dificilmente conseguem descer abaixo desse limite.
ATMOSFERA
É a camada gasosa, é o ar que respiramos. A atmosfera é constituída por vários gases, mas principalmente por oxigênio e nitrogênio.
Ela tem pouco mais de 800 km de altitude, mas a superfície terrestre abrange apenas a porção baixa dessa camada, ou seja, até no máximo 12 km de altitude. É aí que acontecem os fenômenos mais importantes para a vida humana, tais como: chuva, nuvens e umidade do ar. Também é nessa faixa mais próxima do solo que circulam os aviões.
BIOSFERA
É uma camada que está incluída na superfície da Terra. Chamada de esfera da vida, a biosfera é constituída pelos seres vivos (animais, vegetais, micro organismos) e pelos elementos inorgânicos, aqueles que não têm vida, mas são fundamentais para que exista vida na Terra (solo, ar, água, luz solar).
CONCLUSÃO
Resumindo tudo isso, podemos dizer que, a superfície terrestre encontra-se nas intersecções das três camadas inorgânicas (litosfera, hidrosfera, atmosfera). Inclui uma parte de cada uma dessas camadas, além de incluir toda a biosfera.
Bibliografia: Vesentini, J. Willian & Vlach, Vania - Geografia Crítica - Vol. I - Editora Ática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tem uma história para contar, conte aqui. Se for divertida, não ofensiva nem agressiva poderá ser publicada. Mas se quiser apenas ler, fique à vontade!