by Roberto M.
Durante muitos séculos, a humanidade acreditou que o centro do universo era a Terra.
Uma teoria de Claudio Ptolomeu, no século II, imaginava a Terra com a forma esférica, cercada por uma camada de ar e outra de fogo, em torno das quais giravam a lua, alguns planetas e o sol. Era essa a teoria chamada “Geocêntrica” (geo = terra; cêntrica = centro).
Somente no século XVI surgiu uma outra teoria, considerada revolucionária para a época.
Nicolau Copérnico, um astrônomo polonês que viveu entre 1473 e 1543, dizia que o centro do sistema solar não era a Terra, mas o Sol. Todos os planetas até então conhecidos (Mercúrio, Venus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno) giravam em torno do Sol. Estava criada a teoria chamada “Heliocêntrica” (hélio = sol; cêntrica = centro).
Alguns anos depois, Galileu Galilei, um astrônomo e filósofo italiano que viveu entre 1564 e 1642, defendeu ardorosamente, tendo até problemas com a Inquisição, a teoria de que a Terra, além de girar em torno do Sol, gira em torno de si mesma.
Essa teoria foi aperfeiçoada com o passar dos anos e hoje, com o avanço da tecnologia e da astronomia, cada vez mais se conhece sobre o sistema solar e sobre os movimentos da Terra.
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA
Ao movimento de qualquer astro em torno de si mesmo, ou de seu eixo imaginário damos o nome de rotação.
A Terra gira em torno de si mesma como se fosse um pião. É esse giro que faz o Sol surgir de um lado e desaparecer do outro no horizonte.
Até parece que é o Sol que faz um movimento diário, mas na realidade é a Terra que se move. O Sol tem apenas um movimento aparente.
A Terra gira de oeste para leste em torno de um eixo imaginário cujas extremidades são os polos. Esse movimento é chamado de rotação da Terra.
Devido à rotação da Terra ser de oeste para leste, o movimento aparente do Sol é de leste para oeste. É por isso, que toda manhã, o Sol nasce a leste e “caminha” para oeste.
Uma rotação é uma volta completa da Terra em torno de si mesma. Em relação ao Sol, a Terra leva 24 horas para dar uma volta em torno do seu eixo e esse tempo foi chamado “dia”.
Em relação ao universo, o tempo que a Terra gasta para fazer uma rotação é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos (23h 56min 4s). Essa diferença de 3min 56s em relação ao dia, se deve ao fato de a Terra realizar, além da rotação, o movimento de translação.
É devido ao movimento de rotação que existem os dias, as noites e as diferenças de horários.
MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO DA TERRA
Ao movimento de um astro em torno de um astro maior damos o nome de translação.
Ao mesmo tempo em que faz o movimento de rotação, a Terra está girando ao redor do Sol. O movimento ao redor do Sol é o movimento de translação da Terra.
Enquanto faz uma translação completa, a Terra faz 365 rotações completas e mais um quarto de uma volta. Como cada rotação em relação ao Sol é igual a um dia ou 24 horas, dizemos que uma translação dura cerca de 365 dias e 6 horas.
Diz-se que o tempo gasto para que a Terra execute um movimento de translação completo é de um ano. Mas como ficaria o nosso calendário se fosse considerado o tempo real de uma translação? Cada ano começaria num horário diferente.
Para não acontecer isso, criou-se um ajuste do nosso calendário em relação ao ano solar.
Assim, os 365 dias foram distribuídos em 12 meses. As 6 horas que sobram anualmente são acumuladas durante três anos seguidos. No quarto ano, as horas acumuladas completam 24 horas, ou seja, um dia. Esse dia a mais é acrescentado ao calendário no mês de fevereiro que de quatro em quatro anos fica com 29 dias. Quando isso acontece, o ano é chamado de bissexto e tem 366 dias.
É devido ao movimento de translação, aliado à inclinação do eixo de rotação da Terra que existem as estações do ano.
Bibliografia: Moreira, Igor - Construindo o espaço do homem - Vol. I - Editora Ática
Bom dia. quer agradecer imenso pela materia consedida por voçes, e agradecer mais uma vez a pessoa que deixou esse porção de materia que contribuiu tanto para a minhas aulas de Geográfia. que Rico Deus possa abençoar e que a tua sabedoria não terimne por aqui. Flávio Augusto Mangue.. Moçambique-Maputo
ResponderExcluir