by Roberto M.
O que são coordenadas geográficas? Para que servem os paralelos e os meridianos? O que são latitude e longitude? Equador o que é? Quais são os hemisférios terrestres?
Encontrar uma determinada casa numa cidade é relativamente fácil. Basta ter o endereço. Por exemplo: Avenida São João, número 1300, centro, São Paulo, Capital. Pronto, já sabemos onde fica.
Mas como podemos localizar uma cidade, ou um ponto qualquer da superfície da terra?
Como achar a localização exata de um ponto no meio da floresta amazônica?
O primeiro passo é tentar dar um endereço para todos os pontos do globo terrestre.
Isso foi feito da seguinte maneira:
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Sobre o globo terrestre, foi traçado um conjunto de linhas imaginárias que formam um sistema de coordenadas geográficas. Ao conhecermos as coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a terra, saberemos, com precisão, sua localização na superfície terrestre.
Vamos explicar melhor:
Se fizermos uma comparação simplista com uma cidade, podemos dizer que essas coordenadas geográficas são como imensas ruas que se cruzam sobre a superfície da terra. Entretanto, ao contrário das ruas, elas não são visíveis, não são traçadas sobre o terreno. Essas linhas são imaginárias, são traçadas apenas sobre mapas ou globos que representam a terra.
Existem dois tipos de coordenadas geográficas: os paralelos e os meridianos.
Os paralelos são linhas traçadas horizontalmente ao redor da terra e os meridianos são linhas traçadas verticalmente ao redor da terra.
Tanto os paralelos como os meridianos são indicados por números ou, mais precisamente, por graus de uma circunferência. Um grau (1°) corresponde a uma parte, das 360 partes iguais em que se divide a circunferência.
PARALELOS - HEMISFÉRIOS NORTE E SUL
O paralelo de zero grau (0°) é a linha imaginária traçada na parte mais larga da Terra, é o paralelo de maior medida. Esse paralelo tem um nome especial. Ele foi chamado Equador e divide o planeta em duas metades. Acima do Equador está o hemisfério norte e abaixo do Equador está o hemisfério sul.
Todos os outros paralelos são traçados paralelamente ao Equador, tanto para o norte como para o sul e vão ficando com medidas menores conforme vão se afastando do paralelo de zero grau (0°). Cada paralelo é denominado por seu respectivo número de graus seguido da indicação norte ou sul. A variação é de 0° (equador) a 90°, sendo que os pólos estão a 90° do equador.
MERIDIANOS – HEMISFÉRIOS OCIDENTAL E ORIENTAL
Já os meridianos são linhas imaginárias que dão a volta na terra, passando pelos dois pólos. Diferentemente dos paralelos, todos os meridianos têm a mesma medida. Por isso, o meridiano de zero grau (0°) teve de ser convencionado. Para iniciar-se a contagem, foi escolhido o meridiano que passa pela torre do observatório astronômico de Greenwich, que fica em Londres, na Inglaterra. A esse meridiano de zero grau (0°) foi dado o nome de meridiano de Greenwich.
O meridiano convencionado como de zero grau (0°), o meridiano de Greenwich, também divide o planeta em duas metades. À esquerda de Greenwich (a oeste) está o hemisfério ocidental e à direita de Greenwich (a leste) está o hemisfério oriental.
Partindo-se do meridiano de Greenwich, que corresponde convencionalmente a zero grau (0°), são traçados meridianos tanto para leste como para oeste. Cada meridiano é denominado por seu respectivo número de graus seguido da indicação leste ou oeste. A variação é de 0° (Greenwich) a 180° (o lado oposto do meridiano que passa por Greenwich)
EXEMPLO DE COORDENADAS
Definido esse conjunto de linhas imaginárias, pode-se afirmar que, cada ponto da superfície da terra está localizado sobre o cruzamento de um determinado paralelo e de um determinado meridiano. Isso significa que a localização exata desse ponto pode ser indicada por dois números: o do paralelo e o do meridiano.
Veja no exemplo abaixo, um mapa-múndi com uma rede de coordenadas geográficas, onde aparecem os paralelos e os meridianos, cada um com sua indicação numérica e quatro pontos marcados.
Em seguida, veja o quadro com a localização exata de cada ponto, ou seja, as coordenadas de cada ponto.
LATITUDE E LONGITUDE
Como se pode ver, o ponto A está exatamente no cruzamento do paralelo 50° norte com o meridiano 100° oeste. É esse o endereço do ponto A, não existe outro. O endereço dos pontos B, C, D e de qualquer outro lugar do planeta pode ser dado exatamente da mesma maneira.
Ao dar o endereço de um lugar qualquer, através de suas coordenadas geográficas, o que se está dando são a latitude e a longitude desse lugar.
Latitude é o número, em graus, do paralelo que passa pelo lugar. É o afastamento, medido em graus, desse paralelo, em relação ao Equador. A latitude vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.
Longitude é o número, em graus, do meridiano que passa pelo lugar. É o afastamento, medido em graus, desse meridiano, em relação ao meridiano de Greenwich. A longitude vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.
Voltando ao exemplo, podemos concluir que:
- O ponto A tem: Latitude = 50°Norte e Longitude = 100°Oeste
- O ponto B tem: Latitude = 40°Norte e Longitude = 80°Leste
- O ponto C tem: Latitude = 20°Sul e Longitude = 40°Oeste
- O ponto d Tem: Latitude = 10°Sul e Longitude = 20°Leste
Bibliografia: Moreira, Igor – Construindo o espaço do homem, Vol. I – Editora Ática, 1998
amei esta como eu queria..parabens
ResponderExcluirabracos maria guimaraes
amei esse conteudo,,,parabens,,valeu
ResponderExcluirabraços nenaguimaraes
maravilha adorei!!!!!!!!
ResponderExcluirmuito obg vc me ajudou pra fazer minha tarefa de escola!
ResponderExcluirvlw me ajudou muito
ResponderExcluirajudo obrigado
ResponderExcluirincrível, me ajudou a entender tudo.
ResponderExcluirobg me ajudou na recuperação de geografia
ResponderExcluir