by Telma M.
Aprenda a contar histórias para os pequeninos.
Ler histórias para uma criança parece ser simples, mas se você não gostar de ler vai acabar achando uma tarefa enfadonha e pior, vai passar essa sensação para a criança.
Deixe-se envolver pela história escolhida, entre na fantasia, brinque, participe, represente, transforme-se.
Ler histórias faz bem não só para a criança, também é bom para o adulto porque trás de volta suas memórias infantis.
Tente lembrar-se do clima que se instalava ao seu redor quando você era criança e ouvia alguém ler um belo conto de fadas.
Lembra como você se sentia? Como era deliciosa aquela sensação de estar dentro da fantasia? Então, retome aquela sensação e transmita a mesma coisa, deixe a sua criança interior brincar com a criança sentada ao seu lado...
Histórias infantis dão muito prazer às crianças; não só porque são uma oportunidade dos “pequenos” estarem junto de você, mas por mostrarem outras culturas, valores, modos diferentes de viver.
Quando as crianças pedem repetidamente uma mesma história é provável que elas estejam vendo alguma relação com sua própria vida, seus medos e seus sonhos. Ouvindo elas aprendem a separar realidade de devaneio, liberam suas fantasias, aprendem sobre passado, presente e futuro, desenvolvem a imaginação, aprendem sobre memória, sobre sonhos, emoções.
O adulto é muito importante para ensinar a criança a gostar de ler.
Não pense que basta “mandar” sua criança ler ou estudar, ela só vai tomar gosto pela leitura se vivenciar esses momentos em que você se senta a seu lado e dramatiza a leitura de histórias infantis.
Num folheto do Fundo Itaú Social, onde era promovida a Coleção Itaú de Livros Infantis, eu encontrei estas 8 dicas maravilhosas para ajudar você a se transformar num grande contador de histórias:
1. Escolha uma história que encante, antes de tudo, a você mesmo, só assim você vai conseguir encantar a criança.
2. Procure um local agradável e confortável para que você se sinta bem e a criança se acomode.
3. Tente dar vida aos personagens usando a voz, o ritmo e o seu corpo inteiro.
4. Divida a narrativa com a criança, dê a ela a oportunidade de repetir a fala dos personagens.
5. Não fique dando explicações no meio da narrativa, a história deve bastar para preencher a fantasia infantil.
6. Use olhares enigmáticos, convide a criança a tentar adivinhar o que vai acontecer.
7. Leia e releia a histórias em várias ocasiões, assim a criança terá oportunidade de ir descobrindo novos detalhes.
8. Faça perguntas sobre os personagens: Quem é este? Onde está aquele? O que eles estão fazendo? Permita que a criança participe.
Fonte: Fundação Itaú Social – Folheto Promocional da Coleção Itaú de Livros Infantis – Projeto Ler Faz Crescer
Artigos Recomendados:
Geralmente quando eu conto é pra fazer dormir e tento fazer ficar chato contando muitos detalhes: a vaca era grande, gorda, na barriga tinha pintinhas amarelas, tinha um laço vermelho listradinho de verde.... o pior ou melhor é que eles se interessam ainda mais, pede: lu, conta de novo aquela historia da vaquinha kkkk ( maldade )
ResponderExcluirAdorei as dicas,vou compartilhar sua postagem no meu blog,ok?
ResponderExcluirBeijos.
realmente, é importante "saber ler" para as crianças, para que surja realmente o interesse pelo encantamento que a leitura traz
ResponderExcluirOlá Eloisa, obrigada por compartilhar em seu blog. Da forma que você fez é muito legal.
ResponderExcluirOutro dia eu fiquei muito chateada pois uma pessoa copiou minha postagem inteirinha, mas retirou o meu nome e colocou o dela, se apossando de algo que não lhe pertencia...
Abraços
Telma
Olá Lu, obrigada por sua visita.
ResponderExcluirCrianças são divertidas. Minha filha, quando era pequena queria sempre 14 historinhas na hora de dormir. Ela nem sequer sabia contar, mas tinha uma noção de que 14 era bastante, pois quando eu tentava enganá-la contando 4ou 5 historias, ela não aceitava...
Abraços
é importante também cuidarmos da nossa criança interior ...
ResponderExcluir