by Roberto M.
O que é um istmo?
Istmo é uma estreita porção de terra, que é cercada por água em dois lados e que liga duas grandes extensões de terra.
O istmo de Suez ligava a África à Ásia fazendo com que África, Ásia e Europa formassem um só bloco continental (Veja o artigo “Continentes e Ilhas. As terras emersas do Planeta Água.”).
Ele impedia a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
Se essa estreita faixa de terra fosse aberta, facilitaria a navegação entre os portos da Europa e os da Ásia e do leste da África, encurtando as distâncias.
No antigo Egito, os faraós mandavam abrir canais ligando o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e, por sua vez, ao Oceano Índico. Entretanto, esses canais eram facilmente obstruídos pela sedimentação de areias.
Já nos tempos modernos, Ferdinand de Lesseps, um engenheiro francês, projetou a abertura de um canal, que foi apresentado ao rei do Egito em 1855. Esse projeto foi aprovado e em 1859 inicio-se a construção do canal, que após dez anos de obras, foi inaugurado em 1869.
Esse é o famoso Canal de Suez, que possui 168 km de extensão. O canal tem uma largura que varia de 70 a 125 metros e uma profundidade também variável, entre 11 e 12 metros.
A partir de sua construção, o Canal de Suez foi dominado pelos ingleses até 1956, quando o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser nacionalizou-o, tornando-o então propriedade do Egito.
O Canal de Suez, ao ligar os mares Mediterrâneo e Vermelho, diminuiu a distância entre a Europa e o litoral sul da Ásia. Assim, os navios que partem do Mar Mediterrâneo, não têm mais a necessidade de dar a volta na África e contornar o Cabo da Boa Esperança para alcançar os oceanos Índico e Pacífico.
A importância política e econômica do Canal de Suez é muito grande; desde a Convenção de Constantinopla (1888) é definido que ele deve servir a embarcações de todos os países, tanto na paz quanto na guerra.
A disputa pelo canal foi imensa, vários confrontos políticos da região fizeram com que o canal fosse fechado diversas vezes, mas pressões internacionais e da ONU fizeram com que, mesmo pertencendo ao Egito, ele pudesse servir a todas as nações.
Desde 1975 ele está aberto à navegação internacional; mais de 20 mil navios por ano atravessam o Canal de Suez, o que representa 14% do transporte mundial de mercadorias, numa travessia que dura de 11 a 16 horas.
Bibliografia: 1)Adas, Melhem – Geografia Vol. 3 - 3ª Edição – Ed. Moderna –São Paulo
2) Serryn, Pierre- Atlas Universal Bordas – Ed. Bordas - Paris
3) Simielli, Maria Elena – Geo Atlas – 30ª Edição – Ed. Ática- São Paulo
Artigos Recomendados:
Um istmo é uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.
ResponderExcluirA américa Central, que é o próprio Istmo, Conecta a América do Norte com A América do Sul